FOTOGRAFIA 8 de Janeiro de 2020 - Por SINTRAJUF/PE

No dia do fotógrafo, concurso entra na reta final

Hoje é dia de celebrar aqueles que dedicam a vida a captar momento e expressar sentimento com suas fotografias. No dia do fotógrafo, inicia-se a apreciação das 27 imagens classificadas para a fase final do Concurso de Fotografia Sintrajuf-PE.

O tema do concurso que celebra os 27 anos de fundação e de luta do sindicato é “Pernambuco diverso: gentes e natureza resistem!”. Os três jurados devem escolher 12 fotos e classificá-las de acordo com sua preferência. A melhor foto receberá 12 pontos. A segunda melhor, 11 pontos. A terceira 10 pontos e assim sucessivamente até a 12ª colocada, que receberá um ponto.

As classificações dos jurados serão remetidas ao Sintrajuf-PE para soma das pontuações e definição da classificação final. O júri terá até o dia 17 para fazer suas avaliações e os resultados serão divulgados no site do Sintrajuf-PE no dia 20/01.

Caso haja empate em uma determinada colocação resultante de pontuação idêntica, caberá à direção do Sintrajuf-PE fazer nova avaliação dessas imagens e determinar sua posição final.

As doze fotografias vencedoras integrarão o calendário do Sintrajuf 2020. As sete primeiras serão da categoria “Sindicalizados”. Os sindicalizados classificados em 1º, 2º e 3º lugares receberão o prêmio de R$ 500,00, R$ 300,00 e R$ 200,00, respectivamente, e os classificados da 4ª à 8ª colocações receberão prêmios a serem divulgados na entrega dos prêmios. Os demais classificados do 1º ao 4º lugar receberão prêmios a serem divulgados no dia do evento.

JÚRI DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA DO SINTRAJUF-PE

Elysangela Freitas

Fotógrafa e pesquisadora. Concluiu o Curso de Fotografia na UNICAP em 2014, com especialização na mesma área. É servidora do TRT/PE desde 1993, no momento, atua na área de Comunicação Social, como fotojornalista. Já participou de várias coletivas e desde 2015 realiza pesquisas acerca do movimento do corpo na interseção da dança e da fotografia.

Mari Mesquita

Jornalista pela Universidade Católica de Pernambuco, pós-graduada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e Bacharel em Direito pela Faculdade Damas do Recife. Iniciou a carreira como estagiária de Jornalismo na Terceira Onda, empresa de conteúdo e construção de sites, em 1997. Trabalhou por quatro anos na Level Comunicação como produtora eletrônica de conteúdo para rádio, TV e cinema. Foi gerente de Marketing e Comunicação na Meantime Mobile Creations, empresa encubada do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). Atualmente é chefe de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região.

Gustavo Bettini

Nasceu em São Paulo, mas iniciou sua carreira fotográfica em Pernambuco, onde mora desde 2000. Pós-graduado em jornalismo cultural pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Bettini tem no fotojornalismo sua base de formação. Trabalhou no jornal Folha de Pernambuco de 2003 a 2008, quando resolveu mergulhar nos projetos autorais e ingressou numa sociedade que deu origem ao ADI – Atelier de Impressão, empresa especializada em fotografias com padrão fineart. Em seu currículo, além de exposições coletivas, estão: Inframargem: margens de um mundo infravermelho (2008), individual e participação em diversas exposições do Brasil. Lançou em 2015 o livro entremeios, em parceria com Lia Lubambo, com fotografias noturnas do sertão pernambucano, ensaio também finalista do prêmio Conrado Wessel em 2016.

Veja as fotos concorrentes no Facebook do Sintrajuf-PE:  https://www.facebook.com/sintrajufpe/posts/2470908483018563?__tn__=K-R