INTERIORIZAÇÃO 19 de Setembro de 2019 - Por SINTRAJUF/PE

Caravana SINTRAJUF PRESENTE chega ao Cabo de Santo Agostinho

As Varas do Trabalho, as Zonas Eleitorais e as Varas Federais do Cabo de Santo Agostinho receberam a visita da caravana SINTRAJUF PRESENTE! na quarta-feira (18). O Sindicato foi representado nas visitas pelo presidente, Manoel Gérson, vice-presidente, Max Wallace, e pelos diretores, Marcela Soriano e Felipe Santos.

Os dirigentes apresentaram a gestão “Democracia, União e Luta”, sua composição plural e a linha geral do programa eleito com ampla maioria na eleição em novembro passado. Foi abordada a necessidade de ampliar a inserção da categoria nas lutas gerais e nas formas tradicionais de luta sindical e, paralelamente, a busca pela renovação e ampliação da política de convênios e benefícios aos sindicalizados.

Em cada local, foi feita a discussão e o alerta quanto aos resultados nefastos para a categoria dos efeitos da EC95 (teto dos gastos) e da aprovação da reforma da previdência, inclusive com a redução salarial imediata, em decorrência da grave elevação das alíquotas de contribuição e da possível aplicação para contribuições extraordinárias. E foi feito o alerta e a convocação para um maior envolvimento na luta que ainda é possível travar contra a PEC 06 (reforma da previdência) no Senado.

Os alertas se estenderam às futuras reformas administrativa e sindical, como integrantes da agenda de desmonte dos serviços públicos e fragilização da relação de trabalho dos servidores.

Interiorização
Os representantes expuseram o propósito de dar passos para a interiorização do sindicato. A ampliação dos convênios e benefícios, por exemplo, tem sido orientada a alcançar mais cidades na Região Metropolitana e no interior.

Assim foi feito, por exemplo, com o convênio com a Clin Odonto, que garante plano odontológico sem custos para os sindicalizados e filhos até que completem seis anos. A operadora está presente em Recife e em várias cidades da Região Metropolitana e Interior.

E está em curso uma reforma estatutária em que se discutem a organização dos servidores por local de trabalho no interior e formas e meios de participação à distância.

Os dirigentes incentivaram os colegas a acompanharem as redes sociais e canais de comunicação do Sindicato e a participação da construção coletivas das pautas e das ações para a defesa dos interesses coletivos.

Justiça do Trabalho
Nas varas do trabalho, o diálogo com os colegas também abordou as questões próprias desse ramo, como as perspectivas de esvaziamento ou de extinção desse ramo da Justiça e o funcionamento, vantagens e críticas ao modelo de autogestão em saúde do Tribunal, o TRT6-Saúde.

A direção apresentou sua posição sobre o tema, ressaltando as potencialidades que a autogestão tem de tangenciar muitos dos problemas dos planos de mercado, mas registrando críticas sobre a forma de implantação no TRT e apontando necessidade de se discutir melhorias no modelo.

Na ocasião, os servidores foram informados da realização pelo Sintrajuf de um encontro estadual específico para os colegas da Justiça do Trabalho, previsto para início de outubro, preparatório para o encontro nacional da Fenajufe, previsto para 26 e 27 de outubro.

Justiça Eleitoral
Nas Zonas Eleitorais, além dos temas debatidos como nos demais, inclusive a questão do plano de saúde, que é preocupação constante, foi pautada a questão da segurança do local, que já foi alvo de furtos.

A redução da segurança decorre dos cortes orçamentários que afetaram contratos de terceirizados.

A diretoria informou que aguarda agendamento de reunião com o novo presidente do TRE para tratar de temas de interesse da categoria, como a questão do plano de saúde e a posição restritiva da Administração com a questão de licenças para capacitação por EAD, e que vai discutir esse tema da segurança nos fóruns.

O Sindicato vai contatar os servidores de outras localidades para verificar se também ocorre o mesmo problema e solicita que a categoria encaminhe pontos de pauta a serem avaliados para o sind@sintrajufpe.org.br.

Justiça Federal
 Nas varas federais, o diálogo seguiu o roteiro das anteriores, estando mais uma vez em destaque a situação do plano de saúde e as perspectivas de declínio do valor real do auxílio saúde.

As perspectivas das Varas Federais do Cabo de Santo Agostinho serem afetados pelos cortes orçamentários para o custeio, a exemplo do ocorrido com os Juizados Especiais Federais em Recife, também foi debatida.

Os dirigentes reafirmaram o propósito permanente de manter diálogo próximo com a categoria em seus locais de trabalho e reforçou o apelo à filiação e à participação ativa da base com sugestões, críticas e presença nas iniciativas do sindicato.

Fortalecimento do Sintrajuf-PE
O SINTRAJUF PRESENTE! no Cabo de Santo Agostinho mais uma vez foi oportunidade de estreitamento da relação entre a diretoria e a base, com abertura de canal de escuta da categoria, mas também foi momento de integração e fortalecimento do Sintrajuf com a filiação de colegas.

Os representantes deram as boas vindas a Aldja Emmanuelly, técnica judiciária da 35ª Vara Federal, que se sindicalizou e agora faz desse esforço desprendido e coletivo de construção da nossa resistência, perante uma agenda de desvalorização dos serviços e servidores públicos.