PATRONO DA EDUCAÇÃO 19 de Setembro de 2019 - Por SINTRAJUF/PE

Paulo Freire, que faria 98 anos hoje, segue inspirando projetos educacionais como o desenvolvido no TRE

“Alfabetizar é mais, muito mais que ler e escrever. É a habilidade de ler o mundo”. A frase é do educador pernambucano e  patrono da educação no Brasil, referência no mundo inteiro, Paulo Freire, que, se fosse vivo, estaria completando nesta data 98 anos de idade nesta quinta-feira (19).  O professor e seus ideais inspiraram e ainda inspiram muitos projetos voltados para educação e alfabetização. Uma dessas boas ideias partiu dos servidores que fazem parte do Banco do Voluntariado do TRE-PE, criado há uns 10 anos.

De acordo com Cláudia Toscano, os servidores se mobilizaram para ajudar alguns terceirizados do Tribunal que iam ser demitidos pela empresa prestadora de serviço por serem analfabetos. Para por em prática a ação, o Grupo de Estudos sobre Gestão e Serviços Públicos entrou em contato com a Secretaria de Educação do Governo do Estado, que, juntos, colocaram uma turma do programa Paulo Freire, de alfabetização de adultos, aqui no TRE.

O Estado treinou cinco servidores para dar aulas na metodologia do renomado educador. “O TRE cedeu o espaço das aulas, material de expediente, etc. E liberou uma hora do expediente dos servidores envolvidos para darem as aulas. O Estado ainda forneceu o material didático, provas e merenda. Foram 8 meses de aulas diárias. A turma tinha 15 alunos dos quais conseguimos alfabetizar 13. Isso aconteceu em 2011”, conta Toscano.

Participaram do projeto, na época, cinco servidores de diversas áreas do Tribunal, que faziam parte do grupo de estudos já mencionado: Norma Costa Lima (aposentada), Jaqueline Lemos ( hoje aposentada), Marco Capella, Roseane Marcelino e Claudia Toscano.

“O trabalho terminou, mas rendeu outros frutos. No ano seguinte, oferecemos informática básica para os terceirizados, envolvendo outros servidores para dar aulas. E, posteriormente, os servidores Zauby José e Alberto Manoel fizeram um curso de preparação para o Enem, envolvendo também os estudantes da Escola Estadual Barbosa Lima. Foi uma parceria excelente”, avalia a servidora.

No momento, os dois servidores não estão trabalhando na sede do TRE, por isso a turma foi encerrada. Segundo Cláudia Toscano, esses projetos servem de exemplo para qualquer instituição ou empresa que queira contribuir com a melhoria da educação no País e a redução do analfabetismo, que hoje no Brasil fica em torno de 11 milhões de habitantes.

Comemorações no Recife
Alunos, professores e técnicos da rede municipal de ensino, no Recife, vão se reunir nesta quinta-feira (19) para dar um “abraço simbólico” em Paulo Freire. Cerca de 450 pessoas darão esse abraço do trecho que vai da Avenida Rio Branco ao Marco Zero, às 10h, 15h e às 19h. A cada horário 150 pessoas darão esse abraço simbólico.

A ideia é homenagear o educador e criador do Método Paulo Freire de Ensino, manter viva a sua memória e mostrar para os jovens e adolescentes o seu legado para a educação brasileira e mundial.

Fonte: Com informações da Rádio CBN Recife