REFORMA DA PREVIDÊNCIA 6 de Junho de 2019 - Por SINTRAJUF/PE

Servidores em assembleia no Fórum Trabalhista da Imbiribeira deliberam sobre Greve Geral

A assembleia no Fórum Trabalhista da Imbiribeira, na ultima terça-feira (04), seguiu o roteiro das anteriores, com avaliação do cenário da gravidade da PEC 06, das dificuldades do parlamento e judiciário e da necessidade redobrada de intensificar a pressão popular contra a reforma da previdência.

Nesse ponto foi destacado o efeito negativo da MP 873 de Bolsonaro (contribuição sindical) na organização dos sindicatos, sobretudo nos do serviço público. A situação trouxe, consequentemente, reflexos na mobilização, o que reforça a necessidade de maior engajamento da categoria para reforçar as atividades em defesa dos nossos direitos e fortalecer o sindicato, filiando-se. Essa medida atingiu gravemente inclusive o Sintrajuf-PE, em decorrência da decisão do TRF e da Justiça Federal, que negaram até a inclusão na folha das mensalidades como consignação facultativa.

A Greve Geral programada para o dia 14 de junho vem na esteira da crescente sequência de manifestações em defesa da previdência que aconteceram em dias como o 8 de março (a reforma da previdência foi pautada no Dia da Mulher), o Dia Nacional de Lutas em 22 de março e mais recentemente nas mobilizações puxadas pelos estudantes (UNE e UBEs) e professores (CONTEE e CNTE), nos dias 15 e 30 de maio, que tiveram apoio das centrais sindicais e também levantaram a voz contra os efeitos nocivos da PEC 06.

A greve geral tem uma importância grande nesse momento de pressão social em defesa dos nossos direitos.

A diretoria do Sintrajuf-PE apresentou a proposta que vem defendendo em cada local de trabalho e nas visitas de sala em sala, no diálogo que tem mantido com todos os colegas de todos os ramos da justiça. A ideia é envolver e mobilizar os colegas para uma efetiva paralisação no dia 14 de junho, apesar dos desafios e do histórico recente de dificuldade em mobilizar os servidores, os dirigentes defenderam a construção de uma paralisação forte.

Diante do reduzido numero de servidores na assembleia, foi proposto que uma comissão de mobilização permaneça atuando no local até o dia da greve.  Foi sugerida também pelos presentes a realização de um café da manhã no local e um ato em defesa da Justiça do Trabalho.

A proposta da diretoria foi aprovada por unanimidade e o grupo de mobilização foi integrado por Euler Pimentel, Carlos Felipe Santos e Juvando Oliveira.

Foi reiterada ainda a convocação para a Assembleia Geral que acontecerá na sede do sindicato no dia 10 de junho, às 18h30, em que a categoria formalizará a decisão sobre a greve.

Autogestão
Encerrada a discussão, os servidores e dirigentes trataram da questão do autogestão em saúde do TRT, que começou a vigorar em 1º de junho. A direção reiterou a sua posição desde a posse de seguir lutando junto aos servidores por melhorias no modelo do Tribunal.

O secretário geral do Sintrajuf, Elielson Floro, que participou da primeira reunião do Conselho Deliberativo, informou que o sindicato apresentou no encontro pleitos como o complemento dos cálculos atuariais para verificar a possibilidade de uma tabela de mensalidade mais equânime em favor dos servidores. Os servidores demonstraram preocupação com o prazo do novo contrato com a Unimed e querem saber a sua duração, o que virá depois e questionaram a falta de publicidade da tabela de preço dos serviços já credenciados.

O Sindicato concluiu o ponto informando que está aberto à apresentação de sugestões de todos os servidores para a construção de uma proposta de reembolso para pais e mães de filhos com necessidades especiais. A direção convidou as servidoras e servidores que se encontram nessa situação para que entre em contato com o sindicato para ajudar na construção dessa proposição.