EVENTO 14 de Fevereiro de 2019 - Por SINTRAJUF/PE com informações do Comitê

Sintrajuf marca presença em seminário realizado pelo Comitê em defesa das estatais

O Sintrajuf-PE, através do presidente Manoel Gérson e do Suplente Carlos Felipe, participou do seminário realizado pelo Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas no último dia 06, em Brasília. A atividade teve como objetivo  derrubar mitos que cercam as empresas públicas e ampliar o conhecimento para entidades e sociedade em geral sobre os riscos da privatização.

O seminário reuniu dezenas de representantes de categorias e entidades de trabalhadores em empresas públicas de todos os estados, com forte presença de Pernambuco. Bancários, petroleiros, funcionários da Embrapa, Conab, serviços hospitalares, advogados, aeroportuários, moedeiros estavam entre eles, além de conselheiros nessas instituições.
As palestras apresentaram temáticas como Mitos e verdades sobre privatizações, por Felipe Freire (subseção Dieese); Os desafios do Congresso e a nova estrutura do Poder Executivo, por Neuriberg Dias (Diap) e Avaliação do cenário no âmbito jurídico legal, com o advogado Luiz Alberto dos Santos, consultor do comitê. No período da tarde todos os presentes tiveram a oportunidade de falar sobre as empresas em que atuam e apresentar propostas para ampliar a mobilização contra as privatizações.
Entre as propostas apresentadas estão ampliar a comissão de organização, relançar campanha nacional em defesa das estatais, intensificar contatos no congresso nacional e junto à frente nacional de prefeitos, produzir materiais de esclarecimento e apoio para diferentes públicos e criar um polo de notícias sobre o tema envolvendo as entidades.