MOBILIZAÇÃO 7 de Junho de 2024 - Por SINTRAJUF/PE

Presidente do Sintrajuf-PE participa de reunião de Frente Parlamentar e debate Dia de Lutas

O presidente do Sintrajuf-PE e coordenador da Fenajufe, Manoel Gérson participou de reunião da Frente Parlamentar Mista do Serviço Público, na última segunda-feira (03), que tratou das ações de mobilização que estão programadas para ocorrer nos estados visando a construção de um dia nacional de luta das servidoras (es) públicos federais em Brasília, no próximo dia 20 de junho. Além disso, debateu-se questões que têm afetado as categorias do funcionalismo, em especial aos servidores da educação que estão em greve desde o mês de março.

Em sua explanação conjuntural, Vladimir Nepomuceno alertou sobre a movimentação política do presidente da Câmara e líder do “Centrão”, Arthur Lira (PP/AL) para o crescimento das siglas que compõem o bloco majoritário no Congresso Nacional após as eleições deste ano. O intento é o fortalecimento desse setor para a próxima legislatura.

Em seguida, abordou a discussão em torno da PEC 65/2023, que discute o processo de privatização do Banco Central, retirando do órgão o caráter de autarquia e transformando-o em empresa, beneficiando o mercado financeiro e agentes como o próprio presidente do Bacen, Campos Neto.

Nesse ponto, Manoel Gérson fez intervenção falando da importância de as categorias darem atenção ao tema do Banco Central e à movimentação política e midiática para a manutenção da Selic “nas alturas”. Para Gérson, o Banco Central tornou-se o quartel general (QG) do fundamentalismo fiscal. Segundo ele, o “QG” é bombardeado pela mídia comercial e “demoniza os investimentos em serviços públicos, direitos sociais e sabota qualquer perspectiva de crescimento e desenvolvimento econômico do país.

Gerson ressaltou a importância do movimento sindical em repercutir e dar visibilidade às denúncias publicadas na mídia alternativa sobre as fraudes no processo de fixação dos juros e mesmo as acusações que configurem auto favorecimento por parte de Campos Neto.

O dirigente de Pernambuco informou sobre a realização da XXIV Plenária Nacional da Fenajufe ocorrida entre os dias 23 e 26 de maio em Natal/RN. O coordenador destacou o debate da luta por democratização do orçamento do judiciário e pela reestruturação da carreira do PJU e MPU no evento. Além disso, citando o “Dia Nacional de Luta”, definido na ocasião como sendo 20 de junho, Gérson apresentou e pediu apoio da Frente Parlamentar nas ações propostas e aprovadas conforme abaixo:

20/ 06 - Dia Nacional de Luta pelo Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), contra a residência jurídica e pela convocação de concursados e demais pautas de interesse da categoria.A indicação é para realização de atos e/ou paralisações nos estados na data, visando a construção de um dia nacional de luta das servidoras (es) públicos federais em Brasília.

Antes do encerramento da reunião, Vladimir elogiou o nível dos temas debatidos na Plenária e agradeceu sua participação.O consultor compôs a mesa de conjuntura com o tema “Trabalhadoras e Trabalhadores do PJU e MPU como o Centro da Democratização do Judiciário”.

Além de Manoel Gérson, participaram as coordenadoras da Fenajufe, Soraia Marca e  Márcia Pissurno representando também seus sindicatos de base, Sisejufe/RJ e  Sindjufe/MS, respectivamente.

Com informações da Fenajufe