JUSTIÇA DO TRABALHO 22 de Maio de 2024 - Por SINTRAJUF/PE

TRT6-Saúde: Sintrajuf-PE divulga manifesto e abaixo-assinado em unidades da JT

A diretoria do Sintrajuf-PE esteve durante esta semana dialogando com colegas em unidades da Justiça do Trabalho sobre o plano de saúde por autogestão do TRT6. Nas visitas, divulgaram um manifesto que resume posição do Sindicato sobre o tema e chamaram a categoria a assinar o abaixo-assinado com pleitos por melhorias no TRT6-Saude. Os diretores estiveram na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), no Setor de Transporte e Escola Judicial, levando o panfleto com o manifesto “Por um TRT6-Saúde Mais Justo e Inclusivo”. O material também foi distribuído no Setor de TI/Afogados, na Gráfica/Almoxarifado, Fórum de Olinda e outros, além das redes sociais.

Leia na íntegra e assine aqui: https://peticaopublica.com.br/?pi=BR139449

No documento, o Sintrajuf-PE aponta que, apesar da estabilidade financeira e da superação das metas atuariais do fundo de reserva do TRT6-Saúde, a gestão resiste a promover ajustes que fomente maior adesão. Muitos servidores ainda enfrentam barreiras significativas para acessar o plano devido ao custo das mensalidades e à coparticipação em procedimentos como cirurgias e internações.

Além disso, o manifesto destaca que considera a autogestão um patrimônio da categoria, mas que precisa de fato alcançar o conjunto dos servidores. Ressalta ainda a sub-representação de servidores no Conselho Deliberativo do TRT6-Saúde, o que tem contribuído para uma gestão que não reflete as necessidades da maioria dos beneficiários.

Entre as reivindicações do Sintrajuf-PE estão a não realização de reajustes ou aumentos de mensalidades neste exercício fiscal; a redução das mensalidades, com uma tabela que considere renda e idade proporcionalmente; a eliminação ou redução da coparticipação para procedimentos médicos de maior custo; a abertura de um período de adesão ao plano sem carências por 90 dias; e uma reestruturação do Conselho Deliberativo para assegurar paridade entre representantes dos servidores e da administração.

Nas atividades, houve importante diálogo também com colegas que pleiteiam o retorno do auxílio saúde individual ao TRT6, explicando o histórico de atuação no TRT6, no CSJT e CNJ e judicial sobre este pleito específico e os caminhos alternativos para garantir assistência à saúde suplementar para todos.

O Conselho Deliberativo deverá se reunir proximamente e na pauta estará a reavaliação das mensalidades. Após essa reunião, o Sintrajuf-PE avaliará o cenário e deverá convocar a categoria a discutir a situação.