SOLIDARIEDADE 14 de Novembro de 2023 - Por SINTRAJUF/PE

Por paz na Palestina. Pelo fim do genocídio, imediato cessar-fogo e aumento da ajuda humanitária!

A Diretoria do Sintrajuf-PE movida pelo princípio da solidariedade internacionalista e da paz justa entre os povos, diante da catástrofe continuada imposta à população Palestina e da violência inaudita desatada contra a população civil e infraestrutura básica da Faixa de Gaza, se soma aos movimentos em todo o mundo, de variadas orientações políticas, ideológicas e religiosas – inclusive árabes, israelenses, muçulmanos e judeus –, no apelo pelo fim do bloqueio a Gaza, cessar-fogo e reforço da ajuda humanitária.

Manifestamos profundo repúdio ao bombardeio contra milhares de civis, crianças, mulheres, idosos em Gaza e o recrudescimento da repressão letal na Cisjordânia ocupada por parte Israel, que, a pretexto de responder à ação armada do Hamas que atingiu também civis, comete novos crimes de guerra e de lesa-humanidade e amplia o genocídio e a “limpeza étnica” impunes há décadas.

Nos somamos aos apelos dos povos de todo o mundo, incluindo as forças populares da resistência palestina e israelenses árabes e judeus, para que se poupem civis de ambas as partes do ciclo de violência; e à comunidade internacional para que cumpra as resoluções da ONU e promova a solução política do conflito pondo fim à ocupação ilegal de territórios e ao regime de colonização e apartheid e garantindo de vez – já são 75 anos! – os direitos do povo palestino à independência, livre determinação, a seu estado viável e soberano, seus recursos naturais, sua capital em Jerusalém oriental e direito de retorno dos milhões de refugiados.

Manifestamos repulsa ao veto dos EUA à resolução do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, que deixa correr já por mais de 30 dias um massacre de milhares de civis, crianças e mulheres na maioria, dezenas de jornalistas e profissionais de saúde, em escolas, igrejas e mesquitas, hospitais, estradas indicadas para fuga, campos de refugiados... A autodefesa de Israel não justifica o extermínio e nem elimina o direito da Palestina à resistência.

A paz em Gaza, em toda a Palestina e em Israel é responsabilidade de toda a comunidade internacional.

Saudamos as tentativas pelo cessar-fogo e ajuda humanitária do Brasil na presidência do Conselho de Segurança da ONU e sua postura (constitucional) pela solução pacífica dos conflitos e sua condição de possível mediador, mas é preciso exigir respeito ao direito internacional e exercer real pressão pelos instrumentos legais, inclusive para a retirada dos demais brasileiros da região.

Convidamos a categoria a se fazer presente nos atos convocados em todo o mundo para o próximo dia 29 de novembro, data estabelecida pelas Nações Unidas como o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino, celebrada desde 1977.

Diretoria do Sintrajuf-PE