SINDICALISMO 29 de Maio de 2023 - Por SINTRAJUF/PE

Sintrajuf-PE e Sindjuf-SE dialogam sobre pautas da categoria e cenário nacional

Representantes dos sindicatos coirmãos, Sintrajuf-PE e Sindjuf-SE reuniram-se na noite da terça-feira (23) para compartilhar informações e opiniões sobre temas de interesse da categoria em discussão neste momento, e sobre a organização dos servidores e servidoras do Judiciário da União. Manoel Gérson, presidente do sindicato pernambucano, e Nicodemos Sá e Gilberto Melo, respectivamente coordenador geral e coordenador administrativo da entidade sergipana, debateram o alcance e impactos da recente decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que alterou a Resolução 294/19, que regulamenta assistência à saúde suplementar no Judiciário.

Na ocasião, trocaram informações sobre a situação do plano de saúde em cada ramo do PJU em seus estados e discutiram possibilidades de atuação acerca do TRFMED em face da decisão do CNJ. Debateram também sobre iniciativas dos sindicatos acerca de convênios de educação e saúde, mobilizações e atendimento de demandas das bases respectivas. Os dirigentes abordaram ainda as perspectivas da consolidação do NS e da ADI 7338, em que se questionam aspectos formais de constitucionalidade, já fastados pelos órgãos que prestaram informações e parecer no processo, bem como abordaram as discussões nacionais sobre carreira.

Na ocasião, Gérson, que integra a coordenação da Fenajufe, falou da realização do Encontro Nacional de Carreira no último final de semana, presencial em Brasília e virtual, em que se expressou amplamente posição no sentido da união da categoria e seus cargos com rejeição das propostas que cortam direitos conquistados, da diretriz de reduzir distâncias salariais que afetam o cargo de técnico e da importância da construção de proposta para reestruturação da carreira a ser defendida no Fórum Nacional de Carreira do CNJ e outras instâncias.

Os dirigentes por fim dialogaram sobre a organização nacional da categoria, da importância de espaços para maior participação dos sindicatos menores, oportunidade em que foi explicada a instituição do Conselho Deliberativo de Entidades filiadas à Fenajufe, como instância de ampliação da democracia interna para participação das entidades na discussão e aplicação da política da Federação e intercâmbio entre si.

Os representantes encerraram o encontro deixando aberta a porta para o diálogo permanente e articulação em temas comuns.