SINDICATO 23 de Agosto de 2022 - Por SINTRAJUF/PE

Sintrajuf-PE completa 30 anos e ganha resgate de momentos históricos em vídeo e revista

O ano de 1992 ficou marcado na história do Poder Judiciário Federal de Pernambuco com a fundação do Sintrajuf-PE, durante o primeiro congresso da categoria (I Congrejuf-PE), ocorrido em Pernambuco, de 21 a 23 de agosto daquele ano. No evento, foram aprovados os termos do estatuto do sindicato que abrangia mais de dois mil servidores das Justiças do Trabalho, Eleitoral, Federal – incluindo o TRF – e Militar.

Para comemorar esses 30 anos de lutas e de construção permanente, foi feito um trabalho de resgate de parte dessa história. Fotos de vários momentos marcantes e registros de jornais foram digitalizadas para compor um vídeo, que também ouve personagens que fizeram parte dos desafios enfrentados e das vitórias conquistadas ao longo desse período.

Um levantamento do combate que o Sintrajuf-PE travou contra o nepotismo em Pernambuco, já em seu primeiro ano de fundação, foi transformado em uma revista especial que será disponibilizada para a categoria. O material tem como destaque a atuação do primeiro presidente do Sindicato, o ex-servidor do TRE-PE, Joaquim Arcoverde, que continua nas trincheiras das lutas pela democracia e pelos direitos das servidoras e servidores do Poder Judiciário da União (PJU).

O layout das nossas peças de comunicação também ganha uma marca especial. Ela traz como elementos, os punhos erguidos que representam a combatividade e a cor dourada, que remete ao triunfo das conquistas para as trabalhadoras e trabalhadores.