MOBILIZAÇÃO 1 de Agosto de 2022 - Por SINTRAJUF/PE

Sintrajuf-PE participa de reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público

O Sintrajuf-PE participou nesta segunda-feira (1) da primeira reunião da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público, na volta do recesso do Congresso. A entidade foi representada por Manoel Gérson, que também integra a coordenação da Fenajufe.

A assessoria da Frente, a cargo de Vladimir Nepomuceno, fez uma análise da agenda do Congresso, após o recesso, apontando a prioridade para a discussão do orçamento, informando que a Câmara deve fazer esforço concentrado esta quinzena e funcionar de modo virtual. Indicou ainda que, em setembro, deve ocorrer o esvaziamento das duas Casas em virtude das eleições, mencionando acordo de não haver votação polêmica.

Vladimir reforçou que para o Judiciário e o Legislativo a data limite para envio das propostas orçamentárias ao ministério da economia é 12 de agosto. A partir dessa data, o relator geral e os relatores por temas devem ser o foco de atuação das entidades.

Entre outros representantes do PJU, Gérson reforçou tema da democracia e da segurança de servidores e demais envolvidos nas eleições, informando a participação em audiência pública no Senado, no dia 02/08, e a atuação da Fenajufe junto ao deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos, para realizar audiência sobre violência política e segurança nas eleições.

O dirigente informou ainda a realização pela Fenajufe de importante encontro nacional de servidora(e)s da Justiça Eleitoral e do posicionamento do evento, concluindo solicitando apoio da frente e todas as entidades à Nota deliberada.

Gérson informou ainda que a categoria, além de intensa atuação no Congresso, no aeroporto e outras junto com demais categorias, fará um grande ato junto ao STF pressionando por encaminhamento de previsão orçamentária para garantir reposição salarial.

A partir de amanhã, terça-feira (2), entidades do PJU estarão em Brasília – mais de 150 colegas confirmados – para seguintes atividades:

>> Dia 02:

7h/9h - Recepção dos parlamentares no aeroporto; Pressão sobre a reunião de líderes no Senado para pautar o PL 3662/2021;

10h - Ato em defesa das eleições e contra a violência política no Senado Federal;

14h – Atuação no Congresso sobre PLs e LOA;

>> Dia 03:

9h - Atuação no Congresso sobre PLs e LOA;

14h - Ato no STF em defesa da recomposição salarial e pautas da categoria.

>> Dia 04:

9h - Reunião Fonasefe com dirigentes sindicais no auditório da Fenajufe (presencial):

- Avaliação de conjuntura (palestras Antônio Queiroz/Diap e Lúcia Fatorelli/ACD);

- Análise - Eleições /Estratégias para 2022/2023.