AUTOGESTÃO EM SAÚDE 27 de Abril de 2021 - Por SINTRAJUF/PE

Pleito do Sintrajuf-PE em defesa do auxílio saúde pode ser decidido amanhã

O pedido do Sintrajuf-PE para prorrogação do auxílio saúde durante a pandemia avança e pode ter uma definição nesta quarta-feira (28/04). A Diretoria Executiva do TRFMED emitiu nota técnica, abordando distintos cenários, que aponta para a viabilidade do requerimento do Sindicato. A entidade representativa dos servidores apresentou novo requerimento com argumentações complementares e o processo deverá ser julgado amanhã.

Segundo a nota técnica, se atendido o requerimento do Sintrajuf-PE, mantendo o auxílio até dezembro de 2021, o TRFMED não sofre abalo em seu funcionamento e custeio regular. Apenas não se alcançaria integralmente a meta de crescimento do fundo de reserva.

O Sintrajuf-PE foi taxativo ao apontar que o cerne da questão posta é preservar a própria assistência à saúde dos servidores, que é um dever legal e regulamentar imposto ao TRF5, de quem não desincumbiria com a mera existência do TRFMED. Isso porque, tal como está hoje, a autogestão não é razoavelmente acessível para uma massa de servidores.

Insistimos que nem a instituição de um plano mais acessível pelo TRFMED deve ser a condição absoluta para retirar o auxílio, pois ainda atravessamos um período de grandes incertezas na pandemia, que ainda provoca impactos negativos nos orçamentos familiares dos colegas.

O Sintrajuf-PE ressaltou que se trata de pedido emergencial e provisório, que pode inclusive favorecer a melhor decisão do TRFMED ao fim do primeiro ciclo de funcionamento, em 2022. Deixamos muito claro que esse pleito não prejudica nem arrefece a luta do sindicato pelas demandas de fundo apresentadas em conjunto com sindicatos da 5ª Região.

Sobre esse flanco da luta, prossegue o pedido de providências da Fenajufe no Conselho da Justiça Federal, tendo o Sintrajuf-PE e a Fenajufe requerido a conclusão com a urgência que o caso, sobretudo dos servidores de Pernambuco, requer.

Seguimos na luta pela melhor e mais justa solução para o problema do plano de saúde na Justiça Federal e chamamos todos os servidores a seguirem junto com o Sintrajuf-PE.