EVENTO 20 de Novembro de 2019 - Por SINTRAJUF/PE

Encontro das Mulheres do PJU em Pernambuco acontece nesta quinta (21)

O Sintrajuf-PE realiza nesta quinta-feira (21) o Encontro de Mulheres do Poder Judiciário Federal em Pernambuco. O evento discutirá, entre outras questões, a realidade social nas relações de trabalho no Judiciário da União. A intenção é abrir uma roda de diálogo com as mulheres para que elas avaliem que tipo de iniciativas e/ou políticas internas devem existir no PJU para enfrentar o machismo. O Encontro acontece na sede do Sindicato (Rua do Pombal, 52 – Santo Amaro), às 19h, e terá a participação de palestrantes.

Durante o evento serão escolhidas representantes de cada ramo do Judiciário para participar do Encontro Nacional de Mulheres do Poder Judiciário da União e Ministério Público da União, no dia 30 de novembro, em Brasília. O evento é promovido pela Fenajufe, em cumprimento à resolução do 10º Congrejufe.

PJU - Segundo o Censo do Judiciário Federal, de 2013, após a redemocratização as mulheres ampliaram a participação em cargos efetivos e até ultrapassaram o patamar de 51%, em média, no quadro de pessoal.

Porém, a Pesquisa Nacional de Saúde da Fenajufe, realizada ano passado, apontou dados alarmantes. O estudo obteve uma amostra com participação de 47% de mulheres. Em torno de 43% dos participantes responderam já terem sofrido discriminação no trabalho, sendo próximo de 14% por questão de gênero (perdendo para o adoecimento e questões políticas, 14,50% e 15,50%, respectivamente).

A sociedade brasileira é extremamente preconceituosa. O machismo é uma forma predominante de discriminação que permeia as relações de trabalho.

Venha participar do Encontro de Mulheres do Poder Judiciário Federal em Pernambuco.

Traga sua contribuição para o debate.