QUESTÃO RACIAL 19 de Novembro de 2019 - Por SINTRAJUF/PE

Racismo e genocídio na pauta da Marcha da Consciência Negra que acontece nesta quarta (20)

Nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra, organizações e coletivos de luta contra o racismo saem em Marcha pelas ruas do centro de Recife para denunciar a violência racista do Estado brasileiro. Organizada pela Articulação Negra de Pernambuco – ANEPE, a Marcha da Consciência Negra Contra o Racismo, o Genocídio e pelo Direito de Viver tem a concentração às 14h, no Parque 13 de Maio.  

Na programação acontece o cortejo do Afoxé Omô Nilê Ogunjá e do Maracatu Leão da Campina. Ao longo do percurso, que atravessa as principais ruas do centro em direção ao Recife Antigo, a Marcha terá intervenções públicas com falas de organizações que pautam a luta antirracista na cidade, além de intervenções poéticas e performances. A atividade segue até a Rua da Guia, onde está prevista a realização do Festival da Articulação, que começa às 18h. Veja aqui a programação completa.

Outras atividades marcam a data
Ainda nesta terça-feira (19), às 17h, a governadora em exercício, Luciana Santos, assinará a concessão de Medalha do Mérito Solano Trindade para organizações e personalidades atuantes na defesa da igualdade racial. O ato acontecerá no Palácio do Campo das Princesas. 

No mesmo dia haverá um cortejo com os afoxés saindo do Pátio do Terço até a escultura de Zumbi dos Palmares, fixada no Pátio do Carmo. A programação terá início às 19 horas. 

No Pátio de São Pedro a tradicional Terça Negra terá um evento especial neste Dia da Consciência Negra (20). Desta vez as celebrações terão início ainda pela manhã e só serão encerradas a noite. O evento, realizado pelo Movimento Negro Unificado (com apoio da Prefeitura do Recife), contará com Feira Afroempreendedora, serviços de saúde, oficinas e shows. Veja a programação no site da PCR