DEU NA IMPRENSA 19 de Julho de 2019 - Por SINTRAJUF/PE

Sistema previdenciário do Chile é tema de uma série de reportagens especiais no Jornal GGN

O Jornal eletrônico GGN realizou uma série de reportagens especiais este mês sobre o sistema previdenciário no Chile e as consequências da capitalização para os aposentados do país. 

Realizada pela repórter Patricia Faermann, a reportagem especial revela como a mistura entre ditadura e desinformação ajudaram a fomentar na população a promessa de uma boa aposentadoria e liberdade econômica, através da capitalização da Previdência. Os textos trazem muito conteúdo. Nas entrevistas, podemos observar análises de vários especialista, como o mestre em políticas laborais pela Universidade Central do Chile e Universidade de Bologna, Itália, e pesquisador da Fundação Sol, Marco Kremerman.  

A capitalização da Previdência no Chile ocorreu em plena ditadura com a atuação das forças armadas e do neoliberalismo. Essa mesma medida foi proposta e defendida pelo ministro da Economia brasileiro Paulo Guedes na PEC 06 (reforma da previdência), mas retirada do texto na primeira votação na Câmara, no dia 12 deste mês. 

O GGN vai aos anos 70 para contar como estava o país vizinho, quando ocorreu essa mudança na estrutura do sistema de aposentadoria. De lá para cá a população perdeu poder aquisitivo, empobreceu. Exemplo disso é a história relatava em uma das matérias, que mostra que muitos trabalhadores chilenos, quando se aposentaram, ao invés de obter 80% prometido, eles retiraram menos de 20% do último salário. O buraco da pobreza só não foi maior por um subsídio foi criado em 2008. 

Segundo a reportagem, "a quantia que a metade dos aposentados chilenos conseguiu “economizar” –termo utilizado no país para falar de aposentadoria desde que se capitalizou o sistema– representa menos de 16% do salário mínimo atual. Estes valores não eram esperados pelos trabalhadores quando foi implementada a mudança. As empresas responsáveis pelo controle destes recursos, as Administradoras de Fundos de Pensões (AFPs), prometiam uma aposentadoria acima dos 70%, a chamada taxa de reposição". 

Além das matérias, o site também lançará um documentário reunindo entrevistas com especialistas e aposentados chilenos, que expõem as implicações e consequências do sistema que hoje serve de inspiração para o governo brasileiro. A iniciativa é fruto de uma campanha de financiamento coletivo.  

Fonte: Jornal GGN