FÓRUM DAS CENTRAIS 29 de Maio de 2019 - Por SINTRAJUF/PE

Dirigentes do Sintrajuf-PE participam de reunião preparatória da Greve Geral e de apoio ao ato pela educação

O Sintrajuf-PE participou na tarde desta segunda-feira (27) da reunião plenária do Fórum das Centrais Sindicais, Sindicatos e Organizações Populares. O evento teve como objetivo a preparação da Greve Geral convocada para 14 de junho e o apoio à mobilização em defesa da  educação que acontece nesta quinta (30). O sindicato foi representado pelo presidente, Manoel Gérson, e pelos dirigentes Elielson Floro e Felipe Santos.

Estiveram presentes as centrais CTB, Força Sindical, CUT e CSP, a UNE e entidades representativas, entre outros, de técnicos administrativos das universidades, professores, metroviários, fazendários, urbanitários, metalúrgicos, agricultores, previdenciários, judiciários e servidores federais e estaduais.

Foi ressaltada a importância da mobilização dos estudantes junto com os professores e pais no dia 15 de maio e a necessidade de novo esforço conjunto com outras categorias e mais amplamente com a sociedade para repetir a força no dia 30 de maio.

Foi feita uma avaliação sobre os atos do dia 26, convocados pelo governo, que, embora não tenham sido de fato de massas, não podem ser subdimensionados, expondo uma grande necessidade de maior diálogo com os setores da população mobilizados ou neutralizados pela propaganda oficial acerca da reforma da previdência, nas redes sociais e no rádio e TV.

O grupo apontou a deliberação de dar apoio ao movimento de 30 de maio e seguir com a preparação para a Greve Geral de 14 de junho, em cada local de trabalho.
Várias entidades fizeram falas nesse sentido e algumas delas expuseram a realidade local de divisão política que os dirigentes do Sintrajuf julgaram aproximadas do que se vive no PJU. Foi comum também a avaliação de que é possível e, sobretudo, urgente superar divergências e unificar as bases em resistência à agenda ultraliberal e sua atual ponta de lança: a reforma da previdência.

As centrais informaram um calendário de atividades, envolvendo panfletagens nas estações Joana Bezerra e Estação Recife, no dia 03/06, às 6h30; uma agenda de assembleias nos sindicatos, que vem ocorrendo desde 27/05 e deve ir até 07/06, e atividades de comunicação.

Uma nova reunião plenária foi convocada para concluir a preparação específica do dia 14 de junho, que promete superar a Greve Geral de 2017 e entrar para a História da classe trabalhadora brasileira!

O Sintrajuf-PE reforça o chamado a todas e todos servidores do PJU a não se omitir em momento tão grave da nossa luta em defesa dos direitos sociais.

Confira o calendário de assembleias setoriais e geral aqui e participe!