MOBILIZAÇÃO 22 de Abril de 2019 - Por SINTRAJUF/PE

Dieese: calcule como ficará sua aposentadoria com a reforma da previdência

O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) desenvolveu uma ferramenta que permite simulações e compara o resultado dos cálculos para saber quanto tempo uma pessoa (CLT ou servidor público) precisa para trabalhar para se aposentar com o valor integral, para atingir a idade mínima ou para atingir o tempo mínimo de contribuição. Isso fazendo um comparativo entre a lei atual da previdência e as novas regras propostas com a PEC06/2019 do Governo Bolsonaro. 

Faça seus cálculos, divulgue a ferramenta entre familiares e amigos. 

Assessoria, pesquisa e educação
 
O Dieese é uma instituição que desenvolve pesquisas que subsidiam as demandas dos trabalhadores. Alguns dos levantamentos são regulares como Índice do Custo de Vida da cidade de São Paulo (ICV), Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos (PNCBA), Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) e Sistema de Acompanhamento de Informações Sindicais (SAIS-DIEESE). Outros são solicitados por sindicatos ou outras entidades. 

Criada pelo movimento sindical em 1955, a entidade tem seu trabalho reconhecido através do desenvolvimento também de assessoria e educação, por meio da Escola
DIEESE de Ciências do Trabalho. 

Exemplo disso foi a 15ª Jornada Nacional de Debates (foto) promovida no dia 15 de abril, que tratou da reforma da previdência, na intenção de dar elementos para o enfrentamento da PEC pelo movimento sindical. O Sintrajuf-PE esteve presente. 

O DIEESE possui 17 escritórios regionais, cerca de 50 subseções (unidades dentro de entidades sindicais) e atualmente dois observatórios do trabalho (divisões que funcionam dentro de prefeituras, governos estaduais, para subsidiar o poder público com pesquisas e análises). 

Apoie o DIEESE
Nesse momento difícil para o movimento sindical, o DIEESE está realizando uma campanha nacional para captar recursos para a constituição de um Fundo de Desenvolvimento Institucional. O objetivo é garantir a sustentabilidade da instituição e permitir a intensificação dos trabalhos de assessoria às entidades sindicais, nesse momento em que direitos dos trabalhadores e a organização sindical estão ameaçados.