AUTOGESTÃO EM SAÚDE 20 de Dezembro de 2018 - Por SINTRAJUF/PE

Sindicato se reúne com presidente do TRF para discutir autogestão em saúde; Grupo de trabalho será instalado

A direção do Sintrajuf/PE - representada por Manoel Gerson (presidente), Max Wallace (vice-presidente) e Elielson Floro (secretário geral) - requereu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF) a constituição de um grupo de trabalho para realizar estudos de viabilidade para implantação de plano de autogestão em saúde no Tribunal. A solicitação foi apresentada em uma reunião na terça-feira (18) com o presidente do TRF, desembargador Manoel Erhardt, a juíza auxiliar da presidência do TRF, Joana Carolina Lins Pereira, o secretário especial da presidência, José Claudiano, o diretor-geral, Fábio Paiva e a secretaria administrativa, Sorária Sotero.

Dentre os argumentos postos pelo sindicato para defender tal posicionamento, estão os reajustes abusivos e obscuros das operadoras de planos de saúde, que vêm afetando gradativamente o orçamento familiar dos servidores.

A direção também mencionou que vários órgãos do Poder Judiciário da União, incluindo o TRT6, vêm adotando o modelo de autogestão como alternativa aos aumentos muito acima da inflação praticados por essas empresas. O novo modelo vem sendo bem avaliado por servidores e magistrados, tanto pela prestação de serviços, quanto pelos preços menores e estáveis praticados.

O diretor do TRF, Fábio Paiva, informou aos presentes que a questão da autogestão já havia sido tratada pelo tribunal no passado, mas que o tema não avançou em razão de entraves administrativos e orçamentários encontrados na época.

O presidente Manoel Erhardt afirmou que o tema é muito preocupante e concordou com os argumentos do sindicato sobre a instabilidade da situação de servidores, magistrados e seus dependentes no modelo atual de assistência de saúde prestada por operadora de saúde privada. Por fim, ele assegurou a constituição de um grupo de trabalho para estudar o assunto.

O sindicato pleiteou ainda a participação de servidores no grupo de trabalho e que a entidade seja informada de cada etapa do processo, no que também foi atendido pelo desembargador.

A diretoria informou que buscará o diálogo com a administração do tribunal para defender os interesses dos servidores e solicitou uma nova reunião para apresentar e discutir uma pauta mais ampla de assuntos a ser construída junto com a categoria.

Esclareça dúvidas sobre autogestão em saúde na série de vídeos realizada com Renatto Pinto, do TRT