JUSTIÇA FEDERAL 25 de Março de 2024 - Por SINTRAJUF/PE

Sintrajuf-PE se reúne com Diretor do Foro da JFPE para debater interesses da categoria

O Sintrajuf-PE reuniu-se, na última sexta-feira (22), com a direção da Justiça Federal de Pernambuco (JFPE) para tratar de pautas relacionadas à categoria, em especial reestruturação de carreira e das condições de trabalho da(o)s servidores. Participaram do encontro o juiz federal Cláudio Kitner, diretor do Foro, e Izabel Furtado, diretora administrativa. Representando o Sindicato, o vice-presidente da entidade, Max Wallace e os diretores, Leonardo Vilanova, Adriano Clayton e Gabriel Albuquerque. Todos servidores da JFPE.

O Sintrajuf-PE, solicitou, mais uma vez, apoio ao anteprojeto de reestruturação de carreira. Já oficiado pelo Sindicato. Foi explicado que a aprovação do projeto visa valorizar todos os cargos do PJU, recuperar poder aquisitivo, reduzir defasagem salarial, reposicionar e alinhar a carreira em relação a outras da alta gestão do executivo e legislativo federais. Além de reduzir a desigualdade remuneratória entre técnicos e analistas.

Durante a reunião, a comitiva do Sintrajuf-PE destacou também a necessidade de reposição de servidora(e)s através de novas nomeações, tendo em vista a carência no efetivo ocasionada por adoecimentos, licenças médicas, aposentadorias e de colegas em abono de permanência em vias de aposentar. Foi citada como exemplo a Central de Mandados, que está com 20% do efetivo em abono.

Sobre as condições de trabalho, o Sintrajuf-PE solicitou informações sobre o processo de redistribuição de funções/pessoal entre Varas do Interior e requisitados. Solicitou a reestruturação do setor de saúde, especialmente de psicólogo(s) e de melhorias no ambiente de trabalho com apoio e suporte para as Comissões de Bem-Estar e Enfrentamento ao Assédio.

Ainda sobre estrutura de trabalho, o Sintrajuf-PE pediu a continuação da política de fornecimento de ferramentas de trabalho, tais como computadores a servidora(e)s, celulares para oficialas e oficiais de Justiça. Também se tratou do protocolo do Núcleo de Segurança e apoio na execução de mandados judiciais, diante do risco da atividade do oficial de justiça, bem como da essencialidade desse cargo.

>> Respostas da Direção do Foro

O Diretor do Foro, juiz federal Cláudio Kitner, reafirmou a importância da valorização remuneratória dos servidores e declarou apoio ao projeto de reajuste/reestruturação de servidora(e)s. Assim como já tinha feito na mobilização pela antecipação da parcela de 2025. O magistrado também reconheceu a defasagem salarial em relação a servidora(e)s dos demais poderes da União, bem como defasagem em relação aos magistrados.

Ao ser questionada sobre a redistribuição de funções, a administração admite estar estudando o tema, mas não para a retirada de função de quem já a ocupava. A proposta seria a de identificar funções não usadas e reaproveitar em setores mais carentes. Explicou estudos e diagnósticos problemas q precisam ser solucionados.

Sobre o setor de saúde, atualmente com um médico e uma assistente, a direção do Foro afirmou que está encaminhando projeto de ampliação na área, com mais psicólogos e odontólogo, para além da estrutura já existente. Inclusive, a administração pretende criar salas de bem estar e ambiente saudável no edifício-sede, para combater o estresse e promover mais saúde.

Diante do pedido de continuidade da renovação de equipamentos para a(o)s servidora(e)s, o diretor do Foro, comprometeu-se a entrega de notebooks para todos servidores, fazer gestão para a entrega de aparelhos celulares aos oficiais de Justiça e reafirmou a estruturação e criação de protocolo do Núcleo de Segurança e da importância do apoio diante do risco na execução de mandados por oficial de Justiça.