SINDICATO 13 de Outubro de 2022 - Por SINTRAJUF/PE

Diretoria do Sintrajuf-PE discute reposição, PEC32, NS, Funpresp e eleição presidencial

A Diretoria do Sintrajuf-PE reuniu-se na noite da última segunda-feira (10/10) para tratar de pautas de interesse da categoria, da situação trazida pelo segundo turno das eleições presidenciais e para indicação de representantes ao Conselho de Entidades de Base da Fenajufe.

A discussão abordou as formas de atuação diante do veto à emenda do Nível Superior (NS) no PL 3662 (Veto 51), como impulsionar a tramitação da reposição salarial com o PL 2441 e estratégias para barrar a reforma administrativa (PEC32), uma vez que há ameaça de retomada logo após as eleições.

Foi repassado o informe da Assessoria Parlamentar da Fenajufe acerca da paralisação do Congresso, até o fim das eleições, e da própria Federação quanto à atuação dos plantonistas junto aos gabinetes e assessorias parlamentares.

Quanto ao NS, a diretoria indicou a convocação do núcleo de técnicos para discutir o assunto e engajar a categoria em mobilização, inclusive junto a parlamentares no Estado, em defesa da derrubada do veto 51, da reposição e contra a PEC32.

Com relação ao segundo turno das eleições, foi feita a análise da extrema gravidade do momento e do que representam os projetos em disputa. Deliberando-se por alertar a categoria através de nota da Diretoria do Sintrajuf-PE acerca dos riscos de radicalização de Bolsonaro em sua agenda e acerca da alternativa na candidatura de Luís Inácio Lula da Silva.

Reafirmamos, contudo, nossa atuação independente de partidos, governos e administrações e a convicção de que o espírito crítico e a mobilização são necessários sob qualquer gestão.

A reunião também abordou a migração de regime/Funpresp, considerando o fim do prazo em novembro e demandas da base por atividade informativa de apoio à decisão. Deliberou-se por organizar palestra nesse sentido, após a sanção do PL de conversão da Medida Provisória que reabriu o prazo, com recurso à Assessoria Jurídica do Sindicato e outros palestrantes especializados.

Na ocasião, foram ainda debatidas questões dos agentes de Polícia Judicial, com a próxima convocação de encontro nacional da Fenajufe e tramitação de PL do segmento, devendo ser convocada reunião do núcleo específico.

O Sintrajuf-PE vai apoiar atividades sobre o dia do servidor e a celebração dos 30 anos do Sindicato terá festa e confraternização em novembro.