ELEIÇÕES 2022 16 de Agosto de 2022 - Por SINTRAJUF/PE

Fenajufe fala sobre segurança nas eleições em entrevista à rádio baiana

A Fenajufe segue sendo referência na atuação em defesa da categoria e, na última quinta-feira (11), participou do programa Altos Papos, da Rádio Princesa 96.9 FM, de Feira de Santana (BA), para falar sobre segurança das servidoras e servidores da Justiça Eleitoral no pleito de outubro. O presidente do Sintrajuf-PE e coordenador da Federação, Manoel Gérson participou do programa que teve como tema as “Reivindicações dos servidores da Justiça Eleitoral do Brasil para a garantia da ordem e segurança da categoria durante a eleição 2022”; a entrevista, ao vivo, durou pouco mais de 20 minutos.

Ouça aqui: https://bit.ly/3dz9525

Gérson falou sobre o clima de acirramento político da conjuntura atual, que não decorre apenas da disputa de ideias — normal nas democracias —, mas do acirramento contra as instituições, especificamente contra a Justiça Eleitoral e o processo eleitoral.

Manoel Gérson destacou que no Encontro Nacional das Servidoras e Servidores da Justiça Eleitoral (Eneje), em julho, os participantes discutiram temas importantes para o segmento e, ponto comum nas falas, foi a preocupação com a própria segurança. “Deve ser a primeira eleição na história do País em que há servidores da Justiça Eleitoral com receio de ir realizar o seu trabalho”, alertou. O coordenador frisou que foi elaborada uma pauta de reivindicações que será apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Gérson pontuou que parte desse risco de violência e tumulto vem de uma campanha reiterada de desinformação e fake news contra a JE como tática política do atual presidente. “Isso acontece de modo permanente e precisa ser enfrentado”, frisa.

Entre as medidas que serão sugeridas ao tribunal, Manoel Gérson destaca que é importante viabilizar formas de evitar a circulação de armas no dia do pleito, no entorno das sessões eleitorais, e a proibição da comercialização de bebidas alcoólicas. Além disso, uma reunião do TSE, TREs e forças de segurança para que haja um mapeamento de qualquer tipo de tumulto no dia.

Outro ponto abordado pelo dirigente foi o trabalho da Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral — da qual a Fenajufe faz parte — que já realizou audiência pública sobre o tema no Senado, se reuniu com o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e com o presidente do TSE, ministro Edson Fachin.

Fonte: Fenajufe