CONGREJUFE 2 de Maio de 2022 - Por SINTRAJUF/PE

Presidente do Sintrajuf-PE é eleito para coordenação da Fenajufe

O presidente do Sintrajuf-PE, Manoel Gérson foi eleito para compor a nova coordenação da Fenajufe, no 11º Congrejufe - Congresso Nacional da Federação, ocorrido entre 27 de abril e 1º de maio, na cidade de Alexânia-Goiás. O representante pernambucano integrou a chapa “Democracia e Luta” e ocupará uma das coordenadorias executivas, a ser definida em reunião do colegiado eleito.

A posse se deu na madrugada do 1º de Maio. O mandato da nova Diretoria Executiva e Conselho Fiscal abrange o triênio 2022-2025. Três chapas apresentaram candidaturas e dos 367 votos válidos, a chapa 1, “Luta Fenajufe” obteve 66 votos; a chapa 2, “Fenajufe Independente” contabilizou 55 e a chapa 3, “Democracia e Luta”, somou 246 votos.

Para Manoel Gérson, o 11º Congrejufe foi “histórico”. “Colegas de todo País referendaram a chapa “Democracia e Luta”, ampla, combativa e consequente. Chapa com protagonismo de mulheres de luta, com negros e negras, refletindo a realidade da categoria; com presença de duas centrais importantes (CUT e CTB) e de independentes; representantes de todas as regiões do Brasil; que aprovou propostas sobre os problemas do dia-a-dia dos servidores, as mudanças profundas que ocorrem no PJU e a realidade nacional”, avaliou.

“Para a categoria em Pernambuco, especialmente filiadas e filiados e diretores que constroem o Sintrajuf-PE, importante que, quando o Sindicato completa 30 anos de lutas, voltamos a ter assento na Fenajufe. Penso, humildemente, que isso também expressa a luta trilhada pela base e diretoria neste último período. Assumo a tarefa no plano nacional honrado e com mesma concepção coletiva que marca a direção de nosso Sindicato”, expressou Manoel Gérson.

O vice-presidente do Sintrajuf-PE, Max Wallace também comemorou o saldo do Congrejufe. “O Congresso foi marcado pela unidade, resultando no avanço da representação: das mulheres e negras/os e na amplitude regional e de cargos. Pernambuco tem seu trabalho e força reconhecidos com o nome de Gérson (Sintrajuf-PE) como diretor eleito da Fenajufe”.

Na avaliação do diretor do Sintrajuf-PE, Felipe Santos “a Fenajufe volta a ser conduzida por sindicalismo voltado às demandas da categoria, sem se descolar da realidade nacional e internacional. A grande novidade foi paridade de gêneros e maior presença de pessoas negras na formação das chapas. Pela primeira vez, foram eleitas duas mulheres para a coordenação geral uma delas declaradamente negra. Nas coordenações executivas, suplentes e no conselho fiscal aumentou a representação das regiões Norte e Nordeste”, ressaltou.

Ana Cláudia Oliveira, diretora do Sintrajuf-PE que participou do Congrejufe de maneira remota, elogiou o processo virtual realizado e o posicionamento de paridade. “Enquanto mulher, fiquei muito feliz no que se refere à paridade de gêneros, respeito às cotas raciais e lgbtqia+. A categoria precisa ficar cada dia mais unida para lutarmos por nossos direitos, independente do governo. Para fechar com chave de ouro, teremos um dos nossos representantes na Fenajufe. Teremos a voz e a vez dos sindicatos de base de maneira mais ativa. Unamo-nos para a finalidade comum que é a nossa valorização enquanto humanos e enquanto servidores e servidoras”.

Confira os nomes dos novos coordenadores da Fenajufe aqui:https://www.fenajufe.org.br/deliberacoes/congressos/11-congrejufe/8812-empossada-nova-diretoria-executiva-e-conselho-fiscal-da-fenajufe