JUSTIÇA DO TRABALHO 2 de Março de 2021 - Por SINTRAJUF/PE

Sintrajuf-PE participa de reunião com Ouvidoria do TRT6 e pauta assédio moral

O ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6), desembargador Fábio Farias, que inicia sua gestão com a nova diretoria do Tribunal, promoveu no dia 25 de fevereiro reunião virtual com entidades representativas para apresentar a Ouvidoria e tratar das queixas mais recorrentes levadas e colher sugestões para melhorar os serviços prestados.

O Sintrajuf-PE foi representado pelo presidente, Manoel Gérson, e pelos diretores Felipe Santos e Paulo Abreu, que são servidores da Justiça do Trabalho. Participaram ainda da reunião representantes do Ministério Público do Trabalho em Pernambuco (MPT-PE), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco e da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 6ª Região.

O desembargador-ouvidor apresentou a equipe de servidores que integra a Ouvidoria e expressou seu interesse em buscar soluções coletivas para atender as reclamações e evitar a continuidade de problemas semelhantes. Ressaltou a importância de divulgar os canais de atendimento da Ouvidoria para os cidadãos e para o público interno.

A chefe da Ouvidoria, Valneide Cabral, apresentou a estrutura da unidade, esclarecendo suas atribuições, formas de procedimento e importância para a democratização da administração.

Problemas como reclamações frequentes nas varas do trabalho sobre a demora em cálculos, execução e entrega de alvarás, assim como acesso a processos arquivados e outros foram levantados por gestores do tribunal e por advogados.

O Sintrajuf-PE elogiou a iniciativa do desembargador Fábio Farias, ressaltando um ponto que para a categoria assume maior relevância, que é a questão do assédio moral. Embora o CNJ tenha editado norma determinando a instituição de um conselho eletivo com atribuição de prevenir e combater a prática abusiva, a Ouvidoria tem papel importante na recepção e encaminhamento de denúncias.

Apontando a inexistência de registros sobre assédio na unidade, o Ouvidor suscitou a necessidade de divulgar o canal e aprimorar procedimentos internos para garantir o acesso. O Sintrajuf colocou-se à disposição para dialogar sobre o tema e vai enviar por escrito sugestões, devendo ouvir antes a base.

Saiba mais sobre a Ouvidoria: https://www.trt6.jus.br/portal/institucional/ouvidoria

Canais de atendimento:

Pessoalmente: o cidadão poderá comparecer à sala da Ouvidoria – sede do TRT-PE, Cais do Apolo, nº 739, Bairro do Recife, Recife-PE – das 08:00h às 15h30.

Teleouvidoria: ligar para 0800-722-4477, nos dias úteis, das 08:00h às 15h30. O serviço é gratuito.

Internet: preencher o Formulário Eletrônico para registrar reclamação ou denúncia, apresentar sugestão ou elogio, fazer solicitação ou requerer acesso à informação.

Com informações da Divisão de Comunicação Social TRT6