AUTOGESTÃO EM SAÚDE 30 de Novembro de 2020 - Por SINTRAJUF/PE

Sindicatos da 5ª Região protocolam ofício contra proposta atual do TRFMED

Os sindicatos da 5ª Região, após discussão com a categoria, protocolaram um ofício conjunto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) pedindo alterações na sugestão de autogestão em saúde, o TRFMED. As entidades representantes dos servidores solicitam a manutenção do auxílio-saúde e a apresentação de uma nova proposta de plano mais acessível, mais equitativo, sem plano de luxo.

Além disso, os sindicatos pedem a reconfiguração do conselho deliberativo do TRFMED para prever participação das entidades de classe e uma reunião entre entidades e TRF5 para dialogar sobre os pontos destacados no ofício.

As solicitações foram elaboradas após reuniões e uma escuta pública, realizada via webinário promovido pelo Sintrajuf-PE com representantes dos sindicatos da 5ª Região. Na transmissão (veja aqui) foram abordadas especialmente as peculiaridades de cada local. No entanto, é unânime a avaliação que o TRFMED da maneira que se apresenta não atende à grande parte da categoria.

O requerimento seguiu junto com planilhas e documentos que demonstram a situação atual dos servidores e com abaixo-assinados em apoio ao pleito por uma nova proposta. O abaixo-assinado do Sintrajuf-PE conta com 900 assinaturas.

Entre as preocupações dos servidores estavam a impossibilidade de pagar por um plano de saúde e ficar resguardado apenas pelo SUS, ficar entre ter um gasto maior ou perder o auxílio-saúde e financiar um plano de luxo que atenderia apenas uma parcela do TRF5.

Os sindicatos da 5ª Região tentam estabelecer um diálogo para reverter a proposta que surpreendeu a categoria, uma vez que se trabalhava em uma autogestão em saúde solidária que pudesse melhorar a proteção com menor custo. A decisão dos servidores é utilizar todos os canais disponíveis e possíveis para uma proposta melhor do TRFMED.

Documentos anexos na notícia:

Requerimento TRFMED/Auxílio-saúde