MOBILIZAÇÃO 18 de Agosto de 2020 - Por SINTRAJUF/PE

Fonasefe aponta para unidade dos servidores contra a reforma administrativa

A categoria foi representada pela Fenajufe no Seminário virtual do Fórum Nacional de Servidores Federais – Fonasefe, intitulado “O governo Bolsonaro, suas políticas e as consequências para a democracia brasileira”. O encontro defendeu a unificação em defesa do funcionalismo, especialmente contra a reforma administrativa.

Avaliação apontou que o cenário político é caótico e perigoso, com o governo usando a COVID-19 como justificativa para a retirada de direitos e desmonte do funcionalismo público. O momento é de ampliar o diálogo em todos os setores e a sociedade civil, construir unidade para além das divergências e derrotar o governo.

Na avaliação do coordenador da Fenajufe Edson Borowski, é importante discutir a conjuntura e “preparar as armas” para fazer a disputa porque o que vem pela frente é a “destruição do setor público”. O coordenador acredita que o seminário foi um “pontapé inicial para que, ao retomar as atividades presenciais, servidores e classe trabalhadora possam ter potência para enfrentar os desafios”.

O coordenador Roberto Policarpo avaliou a relevância da campanha nacional de comunicação em defesa do serviço público que será encampada nesta semana pelo Fonasefe. “Essa campanha é o início desse trabalho de forma unificada com todas as entidades dos Serviço Público Federal (SPF)”. “Precisamos extrapolar essa medida para o conjunto dos servidores públicos de todo País”, conclui.

Dentre os principais encaminhamentos estão construir a Campanha Unificada do(a)s SPFs de 2020/2021, centrar ações contra a reforma administrativa e em solidariedade às lutas da classe trabalhadora e indicar a realização de um Dia Nacional de Lutas com greves e paralisações nas três esferas do funcionalismo.

Calendário

Agosto: Construir comitês estaduais/regionais/locais das três esferas do funcionalismo e empresas estatais, fortalecendo os fóruns já existentes.

1ª quinzena de setembro: Realizar plenárias estaduais dos servidores públicos das três esferas e com trabalhadores (as) das empresas estatais, na primeira quinzena de setembro, com o objetivo de construir o Dia Nacional de Lutas e a campanha unificada em defesa do funcionalismo público e dos serviços públicos.

2ª quinzena de setembro: Indicar a realização de um dia nacional de lutas com greves e paralisações nas três esferas do funcionalismo (municipal, estadual e federal) e empresas estatais, em diálogo com o movimento estudantil e movimentos sociais.

Fonte: Fenajufe