AUTOGESTÃO EM SAÚDE 9 de Março de 2020 - Por SINTRAJUF/PE

Categoria referenda posição do Sintrajuf-PE

Na Assembleia Setorial ocorrida no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, em (04/03), os servidores debateram a reforma administrativa e deliberaram com entusiasmo pela paralisação no dia 18 de março. Também foi debatida a proposta do tribunal para o plano de saúde. A convite do Sintrajuf-PE compareceu à assembleia Magnus Medeiros, integrante do Comitê Executivo do TRF5 que coordena os trabalhos de construção da proposta de autogestão. O servidor trouxe informações sobre a proposta, sobre o estágio do processo de discussão e respondeu questionamentos dos presentes.

A Direção do Sintrajuf-PE, representada pelo presidente e pelo vice-presidente, Manoel Gérson e Max Wallace, e pelo secretário-geral, Elielson Floro distribuiu um panfleto com informações básicas sobre a autogestão e com os pontos críticos do modelo e propostas defendidas pelo sindicato.

Dentre estas propostas do Sintrajuf-PE está a de manutenção do auxílio de saúde individual para quem não aderir à autogestão, com regras de transição, com cobertura boa, com opções, e sem itens de luxo que encareçam o acesso. Outras propostas do sindicato se referem à adequada representação dos servidores no conselho deliberativo do plano e ao financiamento solidário do plano, considerando a diversidade de categorias que o integrará, com desembargadores, juízes e servidores.

Essa dinâmica vai se repetir nas demais assembleias na Justiça Federal, que ocorrerão dia 09 de março, às 14h, no prédio da Infraero, e dia 11, às 14h, no prédio do Jiquiá, quando será deliberado sobre o tema. A posição final do Sintrajuf-PE sobre o tema será tomada pelo seu órgão máximo, que é a Assembleia Geral, quando for apresentada a proposta definitiva pelo Tribunal.

REUNIÃO NO TRF5 COM DEMAIS ESTADOS

O Sintrajuf-PE participou na quinta-feira (05) de uma reunião promovida pelo TRF5 sobre a Autogestão em Saúde. Estiveram presentes ainda sindicatos de Alagoas, Ceará, Paraíba e Sergipe e associações. Nosso Sindicato foi representado pelo presidente e pelo vice-presidente, Manoel Gérson e Max Wallace.

Estiveram presentes ainda sindicatos, que defenderam a necessidade de se construir alternativas ao atual modelo de mercado, trouxeram a reclamação dos servidores sobre o assunto e argumentaram a favor daqueles pontos apresentados em assembleia.

Informações mais detalhadas sobre a reunião serão divulgadas nas assembleias e publicações do Sintrajuf.