ASSEMBLEIAS SETORIAIS 4 de Março de 2020 - Por SINTRAJUF/PE

TRT6 e TRF5 aprovam greve nacional no dia 18 de março

O SintraJuf-PE realizou, hoje (04), as duas primeiras Assembleias Setoriais com a categoria que, além de pautas específicas, tinham como objetivo principal deliberar sobre a participação na greve nacional do dia 18 de março em defesa do serviço público. Pela manhã, o encontro foi entre os servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT6). Na parte da tarde, foi a vez do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) discutir os rumos da classe.

Além de pautas como a autogestão em Saúde, os servidores debateram sobre as investidas do Governo já em execução, a exemplo do aumento do desconto previdenciário, e os ataques que estão por vir através das PECs do Plano Mais Brasil.

Ficou nítida nas intervenções dos servidores, em ambas atividades, que a luz vermelha acendeu para o funcionalismo público. E mais perdas de direitos, como o fim da estabilidade e redução salarial de até 25% com redução de jornada podem ser implementadas em breve.

Nas assembleias também foram sugeridas e aprovadas ações de mobilização que pudessem atrair a atenção da população para a importância do serviço público, além de ferramentas de comunicação que pudessem tirar da inércia os colegas que ainda não perceberam o processo de desmonte posto em curso pelo governo Bolsonaro.

A necessidade de união incondicional em torno da defesa dos direitos históricos conquistados pela categoria também foi evidenciada por parte dos participantes.

Ambas as assembleias setoriais aprovaram a participação na greve nacional do dia 18 de março, construindo uma paralisação e reforçando o ato público unificado que foi convocado pelo Fórum das Centrais Sindicais.

No TRT6, as mobilizações começarão na manhã do dia 18, com uma atividade de rua e distribuição de panfletos contra a reforma administrativa e em defesa do serviço público. Os servidores do TRF5 vão promover um “arrastão” de colegas para ocupar a frente do edifício sede e, depois, seguir em caminhada para o local da passeata principal da greve nacional.

Mais três assembleias setoriais estão previstas para próxima semana: 09/03, às 14h, no edifício sede da Infraero; 10/03, às 14h, Varas do Trabalho, na Imbiribeira; 11/03, às 14h, prédio da Justiça Federal, no Jiquiá. A Assembleia Geral será no dia 12/03, às 10h, no edifício sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco.